O Serviço Nacional de Saúde de Inglaterra está a apelar às pessoas com tipos sanguíneos universais para doarem depois de um ataque de ransomware ter perturbado a capacidade dos hospitais de corresponderem aos pacientes ? sublinhando como os ataques cibernéticos podem ter impactos graves e potencialmente fatais.
Em 3 de junho, hackers atacaram o provedor de serviços de patologia Synnovis com ransomware. Os ataques de ransomware criptografam o sistema de computador de uma empresa, tornando-o inoperante até que a vítima pague uma taxa.
O ataque à Synnovis impactou gravemente vários hospitais de Londres que atendiam dois milhões de pessoas, levando-os a declarar um incidente crítico e a cancelar cirurgias oncológicas e transfusões de sangue.
Em seu site na segunda-feira, o Serviço Nacional de Saúde (NHS) explicou que o ataque significou que ?os hospitais afetados não podem atualmente comparar o sangue dos pacientes com a mesma frequência de costume? e que os estoques de sangue O positivo e O negativo precisam ser reabastecidos à medida que os hospitais não têm a capacidade de combinar rapidamente os pacientes com seu tipo sanguíneo correto.
O positivo é o tipo sanguíneo mais comum e pode ser fornecido a qualquer pessoa que tenha um tipo sanguíneo positivo, enquanto O negativo, conhecido como tipo sanguíneo universal, pode ser tolerado por pacientes de todos os tipos sanguíneos e é especialmente útil em emergências urgentes. .
Fonte: https://www.cbc.ca/news/business/nhs-ransomware-attack-blood-donors-1.7230601